Às vezes, os cães comem cocô por tédio, por atenção, para evitar punições ou devido a problemas de saúde. No entanto, comer fezes, também conhecido como coprofagia, é realmente um comportamento bastante normal para um filhote. E embora você possa achar isso totalmente grosseiro, o comportamento tem uma causa subjacente. Além disso, se a causa não for tratada adequadamente e em tempo hábil, ela tem boas chances de se tornar um hábito recorrente.
Para começar, não se assuste imediatamente ao ver seu filhote fazendo isso. Reagir de uma maneira que é alarmante para o filhote pode fazer mais mal do que bem e até levar a mais coprofagia e outros problemas comportamentais.
Filhotes podem começar a comer cocô enquanto ainda estão na ninhada. Nesse estágio, é natural que a mãe coma as fezes de seus filhotes. Ela faz isso para manter a "toca" limpa e para proteger os filhotes de predadores que possam ser atraídos pelo perfume. (Não importa que não haja predadores em sua casa, esse é um comportamento evolutivo primitivo - outros animais fazem a mesma coisa com seus filhotes.) A mãe faz isso desde o momento em que os filhotes nascem até o desmame e Como os filhotes estão aprendendo a ser cães, eles podem naturalmente seguir sua orientação e fazer o que ela faz.
A mãe geralmente para de comer as fezes de seus filhotes na época em que eles começam a comer alimentos sólidos e pode deixar o covil para defecar, mas o filhote ainda pode continuar o comportamento até que ele fique mais maduro. É o comportamento aprendido, juntamente com a curiosidade natural do filhote, que os leva a cheirar, provar e até comer as próprias fezes ou de outros cães.
Para começar a desencorajar esse comportamento antes que o filhote esteja pronto para ir para sua nova casa, é responsabilidade do criador sempre limpar os filhotes antes que eles possam comê-lo. No entanto, essa pode não ter sido a prática usada na primeira casa do seu filhote.
Compartilhar com Amigo
Quando for se despedir do seu cão, evite falar em um tom de voz d...
Saber maisEmbora a preferência por raças de cães possa variar, algumas se ...
Saber mais
Os cachorro possuem a maioria das informações sensoriais através...
Saber maisClaro, a paz na Terra ainda pode estar um pouco distante – mas, p...
Saber maisEsta é uma curiosidade de muita gente, seja um filhotinho ou um c...
Saber mais
Adotar um cachorro pequeno pode trazer muitos benefícios para a vi...
Saber maisO uivo dos cães é um dos comportamentos mais icônicos e intrigan...
Saber mais
Cinco motivos pelos quais as pessoas podem considerar ter um Pinsch...
Saber maisDuke não sabe dirigir, mas isso não impediu o filhote de o tentar...
Saber maisO preconceito com vira-latas é uma realidade triste e frequentemen...
Saber maisAdotar um cachorro é uma decisão que pode enriquecer profundament...
Saber maisQuando nosso cachorro nos lambe, é uma manifestação de carinho e...
Saber mais
© 2026 PORTAL ADOCÃO - Todos os Direitos Reservados
Administrado por PORTAL VENDOCÃO